Media

Novo projeto para tratamento de águas residuais

Criar ferramentas e metodologias que assegurem a gestão eficiente da água enquanto fator crítico para a competitividade das pequenas e médias empresas do setor agro-alimentar é o objetivo do programa europeu LIFE Multi-AD, cuja concretização está a cargo de um consórcio liderado pela AEMA.

A AEMA, empresa pertencente ao grupo Bondalti, é a coordenadora do consórcio que está a desenvolver o projeto LIFE Multi-AD, programa que visa criar um sistema totalmente automatizado para o tratamento de águas residuais geradas por pequenas e médias empresas (PME) do setor agroalimentar na União Europeia.

A participação da AEMA neste projeto financiado pela Comissão Europeia inclui a aplicação de um reator anaeróbio multiestágio de alto desempenho, patenteado pela AEMA, elemento que constitui a base tecnológica do programa. Este equipamento trata efluentes através da degradação da matéria orgânica por via do metabolismo de microrganismos.

A solução tecnológica desenvolvida pela AEMA irá melhorar a sustentabilidade das PME do setor agroalimentar, mediante a valorização da carga orgânica das águas residuais e da produção de biogás, que será utilizado como fonte de energia renovável, poupando assim recursos naturais e reduzindo a pegada de carbono.

A primeira unidade deste reator foi instalada numa empresa de referência do setor vinícola em Espanha, sediada na região de Rioja. Com capacidade diária para tratar até 120 m3 de águas residuais, o equipamento produz até 250 m3 de biogás e gera até cerca de 1700 kWh de energia renovável. O período de testes em que se encontra tem como objetivo demonstrar a sua capacidade nas vertentes técnica, económica e ambiental.

A gestão eficiente da água e o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos é um dos principais desafios da indústria agroalimentar nos próximos anos, enquanto fator essencial para a sua competitividade. A investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação são fundamentais para propor soluções que permitam às empresas passar para um modelo de economia circular.