Programa de Responsabilidade Social Corporativa arrancou com parcerias em áreas-chave
Proteção da biodiversidade, educação ambiental e tratamento de água marcam os apoios da Bondalti, maior companhia portuguesa de indústria química e líder ibérica na produção de cloro, firmados com entidades locais da comunidade autónoma da Cantábria, Espanha, onde a empresa possui uma unidade industrial. Os três protocolos estabelecidos vêm reafirmar o seu programa de Responsabilidade Social Corporativa e visam estreitar os laços com as comunidades da região.
Em linha com as ações que tem vindo ao longo dos anos a desenvolver em Portugal, os apoios acordados focam-se nos eixos “Biodiversidade”, “Educação e Literacia” e “Água e Produtos Bondalti” e serão atribuídos, respetivamente, ao Ministério do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente do Governo da Cantábria, ao Zoo de Santillana del Mar e aos municípios de Torrelavega, Polanco e Suances.
O administrador-delegado da Bondalti, Luís Delgado, sublinhou que “quando iniciámos as operações com a unidade fabril de Torrelavega, em 2020, estabelecemos desde logo o firme propósito de materializar, também na Cantábria, o nosso Programa de Responsabilidade Social Corporativa, que em Portugal tem encontrado ao longo dos anos uma expressão muito substantiva junto da população de Estarreja. O estreitamento de relações com as comunidades envolventes é, e continuará a ser no futuro, um capítulo fundamental do nosso caderno de encargos”.
Em defesa do urso-pardo, um símbolo da Cantábria
No domínio da biodiversidade, a Bondalti estabeleceu uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente do Governo da Cantábria, cujo objetivo é apoiar um projeto de proteção do urso-pardo, espécie emblemática da região e uma das prioridades daquele Governo na área da conservação da natureza.
Com a duração de dois anos, o apoio da Bondalti materializa-se na oferta de diversos equipamentos, designadamente um aparelho de raio-x e respetivo dispositivo revelador, câmaras de vigilância com sistemas de carregamento por energia solar, pacotes de dados móveis, entre outros.
Esta iniciativa de apoio à proteção do urso-pardo surge na mesma linha de atividades similares desenvolvidas em Portugal, onde a empresa tem contribuído ativamente para a preservação de duas espécies emblemáticas e em perigo de extinção: o lince e a águia-imperial.
Fomento da educação para a proteção ambiental
A parceria com o Zoo da pequena vila medieval de Santillana del Mar tem como objetivo oferecer visitas guiadas, acompanhadas de um formador, a cerca de 250 alunos por ano, pertencentes ao primeiro ciclo do Ensino Secundário Obrigatório dos cinco estabelecimentos escolares de Torrelavega.
Firmado para um triénio, este protocolo reveste-se de particular importância na medida em que permite reforçar a educação ambiental, a sensibilização para a importância da biodiversidade e, em última análise, o espírito de cidadania de um universo alargado de jovens.
Cada aluno visitante irá receber um conjunto de brindes e um folheto explicativo centrado nos benefícios da biodiversidade e da proteção ambiental.
O Zoo de Santillana del Mar foi fundado há mais de quatro décadas e conta atualmente com uma área de cerca de 60 mil m2, livre de barreiras arquitetónicas. Ao longo dos anos, ampliou a sua presença e obteve um crescente prestígio no domínio da conservação da natureza, estando hoje classificado pela ADENA/WWF como um dos quatro melhores zoos de Espanha.
Piscinas municipais com tratamento de água assegurado
Na área dos produtos e tratamento de água, a Bondalti vai firmar um protocolo de fornecimento de hipoclorito de sódio para três piscinas municipais sob gestão das autarquias de Torrelavega, Polanco e Suances.
Incluindo as componentes de fornecimento, logística e apoio técnico, este acordo com a duração de três anos vem demonstrar uma das muitas aplicações práticas dos produtos da empresa e a sua importância social.
Foto 1: Guillermo Blanco, secretário regional para as áreas de Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pescas, Alimentação e Meio Ambiente, e Luís Delgado, administrador da Bondalti
Foto 2: Luís Delgado, administrador da Bondalti; Andrea Pardo de Santillana, diretora do Zoo de Santillana del Mar; José Ignacio Pardo de Santayana, fundador do Zoo; María Pardo de Santayana, directora gerente do Zoo; Antonio Diaz, diretor da fábrica de Torrelavega; Maribel Angulo, fundadora do Zoo
Foto 3: Antonio Diaz, diretor da fábrica de Torrelavega; Luís Delgado, administrador da Bondalti; Andrés Ruiz Moya, alcaide de Suances; Rosa Diaz, alcaidina de Polanco; Xavier Lopez Estrada, alcaide de Torrelavega