Tecnologia anaeróbica
Os processos anaeróbios são apresentados como uma solução ideal para a depuração biológica de águas residuais com elevadas concentrações de matéria orgânica facilmente biodegradável.
Os reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), reator anaeróbio de fluxo ascendente, são um tipo de biorreator tubular que funciona num regime de fluxo ascendente contínuo, ou seja, o afluente entra pela parte inferior do reator, atravessa todo o perfil longitudinal e sai pela parte superior. São reatores anaeróbios nos quais os microrganismos se agrupam para formar biogrânulos.
A tecnologia para o tratamento anaeróbio com cargas elevadas é uma tecnologia já estabelecida. Pelo menos 1200 estações à escala industrial foram registadas em todo o mundo para o tratamento de efluentes industriais (atualmente estima-se que existam 2500). O leque de utilizações desta tecnologia é muito vasto, uma vez que o tratamento anaeróbio de águas residuais não se limita à degradação da contaminação orgânica em águas residuais.