ERASE: Restaurar Habitats
O projeto ERASE – Agrupamento para a Regeneração Ambiental dos Solos de Estarreja, liderado pela Bondalti, concluiu em 2021 a empreitada de remediação ambiental da vala hidráulica de S. Filipe, na União de Freguesias de Beduído e Veiros.
Até 1975, a Vala de S. Filipe recebeu descargas de efluentes líquidos industriais de várias empresas do Complexo Químico de Estarreja (CQE). A primeira fase do ERASE foi iniciada em 1998 e teve por objetivo reduzir o passivo ambiental relacionado com os resíduos industriais depositados há décadas pelo CQE, suspendendo a contaminação dos solos e águas subterrâneas e recuperando ambientalmente as zonas envolventes.
Esta primeira fase de remediação ambiental da vala de S. Filipe implicou a remoção do meio natural de 300 mil toneladas de resíduos industriais e de solos contaminados, que foram colocadas numa Estrutura de Confinamento, interrompendo definitivamente a contaminação dos solos proveniente de 50 anos de atividade da indústria química pesada.
Com a conclusão da sua segunda e última fase, a operação de remediação implicou a remoção de sedimentos e solos contaminados e o seu total empedramento, com barreiras de contenção em troncos de madeira e, ainda, a remoção e reposição de novas terras nas faixas laterais dos prédios rústicos que a marginam. Voltando a dar vida e valor natural a diversos habitats e a uma ribeira.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: