Chegou ao fim a fase de desenvolvimento e industrialização do projeto LIFE Multi-AD 4 AgroSMEs, um sistema inovador totalmente automatizado para o tratamento de águas residuais geradas por pequenas e médias empresas do setor agroalimentar, com base numa tecnologia patenteada pela AEMA | Bondalti Water.
A solução inovadora Multi-AD, instalada em escala industrial nas Bodegas AGE, Espanha, demonstrou a sua capacidade de reduzir em mais de 95% a contaminação de águas residuais, bem como o potencial para reduzir o consumo de eletricidade em processos de purificação em 186.000 kWh/ano, diminuindo ainda o custo da gestão de lamas em cerca de 80%.
Simultaneamente à purificação de águas residuais, a tecnologia Multi-AD produz biogás de alta qualidade com um teor de metano superior a 80%. Este gás combustível é utilizado como fonte de energia térmica no próprio sistema de purificação, embora também possa ser usado noutras áreas da instalação, contribuindo para a descarbonização dos processos industriais.
Estes resultados permitem alcançar uma redução dos custos operacionais do sistema de tratamento de água em mais de um terço e uma redução da pegada de carbono associada à depuração em mais de 50%.
O desenvolvimento do LIFE Multi-AD arrancou em setembro de 2018, ao abrigo de um consórcio liderado pela AEMA, tendo terminado no passado dia 30 de junho. A tecnologia do LIFE MULTI-AD é baseada no projeto de reator anaeróbio multifásico de alto desempenho patenteado pela AEMA | Bondalti Water e sua produção será agora personalizada de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.