O programa de recuperação do lince-ibérico acaba de atingir um marco histórico, com o registo recorde de 1668 exemplares na Península Ibérica, dos quais 261 em Portugal, no vale do Guadiana.
Os dados recentemente divulgados pelo Governo espanhol refletem uma rota ascendente e sustentada no número de indivíduos nesta região do globo, que era de apenas 94 em 2002.
Os excelentes resultados alcançados, decorrentes do trabalho conjunto de entidades oficiais, empresas e outros organismos em Portugal e Espanha, auguram um futuro promissor para esta espécie emblemática, que já foi considerada o felino mais ameaçado de extinção em todo o planeta.
A Bondalti tem sido uma participante ativa neste desígnio coletivo, através de um protocolo firmado em 2017 com a Associação Nacional de Proprietários Rurais, cujo objetivo é recuperar habitat para o lince-ibérico (e também a águia-imperial) na Herdade de Vale de Perditos, vale do Guadiana, de forma a propiciar o desenvolvimento da espécie.
Com o contributo deste projeto de carácter multifuncional, desenvolvido numa área superior a três mil hectares e totalmente financiado pela Bondalti, é agora possível avistar o lince-ibérico na zona por largos períodos de tempo. Um dos pontos altos da iniciativa foi, há cerca de um ano, a libertação para a natureza de um casal nascido em cativeiro, o que constituiu mais um passo fundamental para a sua reprodução.