“Os portos já desempenham um papel crítico na nossa atual cadeia de valor e continuarão certamente a exercer a sua função na integração do hidrogénio e seus derivados em futuras cadeias de valor internacionais”. Esta foi a ideia-chave defendida por José Nogueira, coordenador da área de hidrogénio na Bondalti, durante um seminário copromovido em Lisboa pela WavEC - Offshore Renewables e a embaixada dos Países Baixos, com o tema “Paving the Way for Large Scale Offshore Wind Deployment”.
O responsável da Bondalti participou, juntamente com outros especialistas, na sessão intitulada “Port infrastructures enabling offshore renewable energies and hydrogen expansion”, que incidiu sobre as estratégias e inovações envolvidas na ampliação das instalações portuárias com vista a acomodar as necessidades do setor eólico offshore e a sua interligação com o setor emergente do hidrogénio.
José Nogueira salientou que “face ao desenvolvimento bem-sucedido da indústria eólica offshore nos Países Baixos nos últimos dez anos, em especial a redução significativa alcançada no LCOE (Levelized Cost of Energy), torna-se claro que a modernização da infraestrutura portuária permitirá explorar uma fonte adicional de energia renovável”. Para o representante da Bondalti, “este é um passo fundamental não só para a descarbonização da indústria atual, mas também para o desenvolvimento de novos modelos de negócio e da capacidade industrial em torno do hidrogénio e seus derivados.”