A Lifthium Energy é o mais recente membro da Associação Internacional do Lítio (ILiA), a única associação empresarial que representa toda a cadeia de valor do lítio à escala global, na sequência da aprovação da sua candidatura pelo comité executivo da referida associação.
Reconhecendo a importância fundamental do lítio na transição energética, em geral, e na mobilidade elétrica, em especial, a ILiA foi fundada em 2021 e está sediada em Londres, no Reino Unido.
Com mais de 65 membros, empresas e entidades de diferentes geografias que atuam na cadeia de valor internacional do lítio, a atuação da ILiA assenta em três eixos estratégicos: ser a voz, a nível mundial, da indústria do lítio; promover a sustentabilidade de acordo com as melhores práticas internacionais ESG; e tornar-se na autoridade mundial desta indústria.
A Lifthium Energy, detida pela José de Mello e pela Bondalti, tem a ambição de se tornar um ator global de referência na refinação de lítio verde, contribuindo para a eletrificação da mobilidade. Depois de integrar o maior consórcio europeu da cadeia de valor do lítio, o IPCEI – European Battery Innovation, a entrada da Lifthium Energy na ILiA demonstra o potencial de internacionalização do seu projeto. Até 2030, a Lifthium Energy pretende construir duas fábricas de refinação de lítio, estando o projeto avaliado em mil milhões de euros, tendo a ambição de fornecer hidróxido de lítio a mais de dois milhões de automóveis por ano.
Para Duarte Braga, CEO da Lifthium Energy, “a aprovação da nossa candidatura para nos juntarmos à ILiA demonstra o nosso empenho em tornarmo-nos numa referência mundial na refinação de lítio verde”.