Media

“Investigação, desenvolvimento e inovação são os nossos fatores distintivos”

Em entrevista ao Food+i Cluster, uma organização sediada na comunidade de La Rioja dedicada ao desenvolvimento e inovação empresarial, José B. Carbajo, responsável pela área de I&D&I na Bondalti Water, explica como é possível maximizar a utilização dos recursos hídricos e minimizar o impacto ambiental em setores-chave como o agroalimentar, através de uma abordagem que combina sustentabilidade, inovação e economia circular.

Quais são, na sua opinião, as principais caraterísticas que permitiram à Bondalti Water consolidar a sua posição como uma referência na gestão da água?

Ao longo das últimas seis décadas, a Bondalti Water consolidou a sua presença ibérica e internacional, desenvolvendo projetos nos cinco continentes, o que lhe permitiu adquirir uma vasta experiência e um profundo conhecimento na gestão do ciclo integral da água, bem como oferecer soluções adaptadas aos mais diversos contextos e necessidades.

Com unidades industriais em Espanha e Portugal, dispomos da experiência necessária para conceber e construir sistemas e estações de tratamento de águas, implementá-los nas instalações dos nossos clientes, bem como prestar serviços relacionados com a operação, manutenção e assistência técnica.

Esta capacidade de responder eficazmente a diferentes exigências e desafios é, em grande parte, o resultado de uma aposta permanente na investigação, desenvolvimento e inovação, que é um fator distintivo para nós, criando tecnologias e processos sustentáveis que garantem uma elevada eficiência na utilização da água. O objetivo é conseguir o maior impacto positivo possível e não colocar em risco os recursos das gerações futuras.

Como é que integram os princípios da sustentabilidade e da economia circular nas vossas soluções para maximizar o seu impacto?

Para integrar os princípios da sustentabilidade e da economia circular nas nossas soluções a Bondalti Water implementa uma série de práticas:

- Otimização da utilização da água: integração de tecnologias avançadas de tratamento e regeneração de água, que maximizam a utilização da água e reduzem o consumo de recursos naturais;

- Transformação de resíduos em recursos: não só gerimos os resíduos gerados, como também os convertemos em recursos de valor acrescentado e combustíveis, como o biogás, contribuindo assim para a produção de energia limpa e reduzindo a dependência de fontes não renováveis;

- Integração dos ciclos de produção: Aplicamos os princípios da economia circular ao ciclo integral da água, graças à conceção, implementação e operação de tecnologias que permitem a recuperação, reciclagem, recirculação e reutilização dos recursos hídricos;

- Inovação contínua: A Bondalti Water investe em investigação, desenvolvimento e inovação, para continuar a melhorar os seus processos e soluções, com um enfoque constante na sustentabilidade e na eficiência, com o objetivo de gerar o maior impacto possível sem comprometer os recursos futuros.

Em conjunto, estes princípios permitem à Bondalti Water maximizar o impacto positivo das suas soluções, não só em termos de eficiência na gestão da água, mas também na promoção de uma economia mais sustentável e circular.

Para as empresas do sector agroalimentar, quais são, na sua opinião, as principais vantagens da aplicação das vossas tecnologias?

As soluções implementadas pela Bondalti Water são o resultado do know-how no ciclo integral da água dos mais de 300 profissionais que compõem a empresa.

Por um lado, a experiência acumulada de anos a partilhar os desafios dos nossos clientes permite-nos oferecer as melhores tecnologias disponíveis (MTD) no mercado, adaptando-as às necessidades específicas de cada cliente. Por outro lado, a cultura de inovação da organização exige a melhoria contínua dos sistemas de tratamento de água através do desenvolvimento de soluções tecnológicas e processos de purificação.

Exemplo disso é a nossa capacidade e competência numa MTD como o bioreator de membrana (MBR), um sistema que evolui o processo de lamas ativadas através da separação sólido-líquido por filtração. Este sistema oferece várias vantagens em relação aos processos de tratamento convencionais, o que o torna particularmente atrativo para a indústria: robustez e fiabilidade, baixa pegada ecológica e elevada qualidade de descarga, entre outras.

A Bondalti Water, com a primeira estação instalada em 2003 e mais de 150 referências, é líder na Europa na conceção, implementação e operação do processo MBR. Este marco deve-se ao processo de melhoria contínua que levamos a cabo neste sistema de depuração através do conhecimento transversal da área de operações e desenvolvimento.

O resultado para os nossos clientes é um aumento da competitividade graças, por um lado, à redução dos custos associados ao tratamento de águas residuais e, por outro lado, uma melhoria da imagem corporativa através do cumprimento de objetivos ambientais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Inovação e soluções: Transformar a gestão da água

Quais são as principais linhas estratégicas de inovação que a Bondalti Water está a desenvolver atualmente e como é que estas iniciativas respondem aos desafios que o sector agroalimentar enfrenta nesta área?

A inovação faz parte do ADN da nossa atividade e reflete-se numa atitude de procura contínua de novas soluções para os desafios dos nossos clientes.

Acreditamos que a inovação não se limita apenas à tecnologia, mas estende-se também a processos, modelos de negócio e formas de atuação. Para nós, a inovação é um processo integral, que deve ser eficaz e contínuo, aplicando-se a todos os aspectos da nossa atividade.

Desta forma, procuramos não só melhorar as nossas soluções tecnológicas, mas também otimizar as nossas práticas e estratégias, garantindo uma evolução constante para a eficiência, sustentabilidade e valor acrescentado em todas as nossas operações.

Isto permite à Bondalti Water antecipar cenários futuros, questionar os atuais processos de tratamento, procurar alternativas e identificar oportunidades para prestar um melhor serviço.

Para o efeito, a Bondalti Water definiu uma estratégia de inovação que identifica cinco macro-áreas de interesse:

- Aumentar a eficiência operacional das instalações que gerimos, para conseguir uma melhoria contínua do serviço que prestamos aos nossos clientes na conceção, construção e exploração das instalações;

- Equipamentos Plug and Play, para facilitar a construção, o transporte e a instalação em casa dos nossos clientes;

- Reciclagem, recirculação e reutilização dos recursos hídricos com o objetivo de encontrar tecnologias adequadas que permitam dar um segundo uso à água dentro ou fora das instalações dos nossos clientes;

- Recuperação e valorização de elementos de interesse com valor acrescentado, que atualmente são muitas vezes tratados como resíduos, através da integração de pacotes tecnológicos que conseguem aumentar a eficiência na utilização dos recursos;

- Integração de biogás e digestores de processos anaeróbios em estações de tratamento de águas residuais industriais com o objetivo de as fazer evoluir para instalações de produção de combustíveis renováveis, com uma menor necessidade energética.

Como é que personalizam as vossas soluções para responder às necessidades específicas de cada processo industrial?

A criação de valor para os nossos clientes através da conceção, experimentação e implementação de novas ideias e soluções desempenha um papel central para a Bondalti Water. Nesta linha, devo destacar um importante avanço para o sector alimentar e das bebidas, o Multi-AD, uma solução de tecnologia anaeróbia concebida ad-hoc para as PME do sector agroalimentar.

É amplamente conhecido que os sistemas de tratamento anaeróbio são uma das alternativas mais sustentáveis para o tratamento de águas residuais industriais: baixo consumo de energia, baixa produção de lamas, superfície de instalação reduzida, custos de funcionamento mais baixos...

Atualmente, o mercado oferece uma vasta gama de tecnologias anaeróbias. No entanto, estas são apenas optimizadas para grandes empresas com elevados fluxos de tratamento. Isto é notável porque, como se sabe, a indústria alimentar e de bebidas é composta por 290 mil pequenas e médias empresas que representam 99% do total do sector transformador da União Europeia.

Por este motivo, a Bondalti Water desenvolveu um reator multiestágio altamente eficiente que, através de um funcionamento totalmente automatizado, consegue o tratamento e a valorização das águas residuais geradas pelas indústrias alimentares e de bebidas. De facto, o pacote tecnológico Multi-AD é uma realidade, com a primeira instalação em funcionamento numa adega em La Rioja desde 2021.

Multi-AD

Economia circular: um compromisso com a utilização integrada

Pode partilhar um caso específico de como aplicaram a economia circular?

La Zaragozana (AMBAR) é um caso claro de implementação e operação bem-sucedida de tecnologias hídricas, que contribuem para o desenvolvimento de estratégias de eficiência de recursos no âmbito de modelos de produção de economia circular.

A Bondalti Water, como parceira da La Zaragozana, concebeu, construiu e está a operar um ecossistema tecnológico na cervejaria sediada em Saragoça, que é composto por uma fábrica de água de processo e uma ETARi. Esta última apresenta o acoplamento sinérgico de processos biológicos, anaeróbios e aeróbios, através da integração de duas MTD.

O processo anaeróbio através de um reator UASB é capaz de tratar e recuperar a matéria orgânica presente na água, gerando uma fonte de energia renovável. O biogás, rico em metano, será utilizado como combustível nas caldeiras da cervejaria, reduzindo tanto a procura de energia como a pegada de carbono da indústria de bebidas.

Posteriormente, mais de 1500 m3 de água podem ser tratados diariamente num processo aeróbico através de um reator biológico de membrana. A tecnologia MBR consegue purificar e regenerar a água para uma qualidade físico-química e microbiológica que permite a sua reutilização de acordo com o novo Decreto Real 1085/2024.

Assim, a La Zaragozana, juntamente com a Bondalti Water, conseguiu, com a implementação dos pacotes tecnológicos acima mencionados, uma instalação com uma baixa pegada de solo, elevada robustez no cumprimento dos requisitos de descarga e baixos custos operacionais que permitem à cervejeira antecipar-se ao atual quadro regulamentar.

MBR en La Zaragozana

Olhar para o futuro: desafios e oportunidades no horizonte

Quais são os principais desafios que identifica para o futuro do sector agroalimentar, especialmente em relação aos processos que implementa, e que estratégias está a adotar para os enfrentar?

A disponibilidade de água é hoje um fator cada vez mais crítico em vários sectores, e o sector agroalimentar não é exceção. As alterações climáticas e a atividade antropogénica têm provocado fortes desvios dos padrões habituais, afetando tanto a quantidade como a qualidade da água.

Este facto tem aumentado a pressão sobre os recursos hídricos e criado novos desafios. Para fazer face a esta realidade, é necessário aumentar a resiliência de toda a cadeia de produção, incorporando sistemas de tratamento de água adequados aos vários processos industriais.

Para além destes projetos de otimização, podemos também dar como exemplo a adoção de processos de recuperação e valorização de elementos fundamentais para a agricultura, como o azoto e o fósforo, que estão presentes em elevadas concentrações na água a tratar.

Conscientes de que é cada vez mais importante integrar as energias renováveis nos processos industriais, recorremos a biotecnologias que convertem os resíduos orgânicos em fonte de energia - um exemplo é o biogás - bem como a tecnologias avançadas de monitorização e controlo.

Este contexto conduziu a regulamentações cada vez mais rigorosas sobre a utilização da água, a gestão dos resíduos, as emissões de gases poluentes e até a segurança alimentar, obrigando-nos a adaptarmo-nos, mesmo que isso implique um forte investimento em infraestruturas e tecnologias.

A Bondalti Water acompanha esta evolução, integrando a circularidade nas suas soluções, o que não só contribui para o cumprimento das normas ambientais, como também melhora a sustentabilidade das operações e reduz a pegada ecológica do sector. Além disso, a implementação de tecnologias avançadas também ajuda a responder à crescente consciência ambiental dos consumidores, refletindo novos padrões de consumo.

Em termos de desenvolvimentos tecnológicos, que inovações considera fundamentais para impulsionar a implementação e a eficiência das suas soluções nos próximos anos?

Para a Bondalti Water, a principal inovação reside na geração de conhecimento que nos permite fazer previsões futuras com base nos dados e informações que conseguimos obter das instalações que concebemos e operamos.

De facto, já estamos a trabalhar no Water 5.0, uma plataforma inteligente para a gestão eficiente dos recursos hídricos no ambiente industrial. Esta ideia tem em conta a importância que a água e os seus binómios (água-energia, água-resíduos e água-recurso) têm para os nossos clientes; uma relevância que ultrapassa os limites de uma ETARi.

Para tal, estamos a desenvolver e a integrar numa plataforma analítica ferramentas digitais capazes de antecipar comportamentos ou situações anómalas numa ETARi, bem como de simular o comportamento de diferentes cenários através de gémeos digitais para melhorar a eficiência e a eficácia do funcionamento da estação.

Desta forma, a ETAR deixa de ser um sumidouro de águas residuais que funciona de forma reativa e evolui para uma instalação que, de forma preditiva, utilizando a informação gerada tanto pelas indústrias como pelos algoritmos desenvolvidos, se adapta às necessidades específicas da água a tratar.

Através da quantificação detalhada de indicadores técnico-económicos, visualiza-se a redução de custos operacionais (e.g., menor consumo energético, menor procura de recursos, menor produção de resíduos), bem como o aumento da segurança e robustez dos investimentos de capital em futuras ampliações da ETARi.

Parcerias que somam: juntos para um objetivo comum

Quais são, na sua opinião, os elementos-chave para fomentar uma cultura de colaboração numa organização?

Uma das chaves do nosso sucesso é a partilha de uma visão comum e o alinhamento de objetivos, o que é especialmente importante quando enfrentamos desafios complexos como a sustentabilidade no sector agroalimentar.

Do ponto de vista da inovação, estamos empenhados numa atividade colaborativa que traga valor acrescentado para o cliente, estamos conscientes de que as melhores ideias surgem quando diferentes perspectivas se juntam para encontrar soluções.

Na Bondalti Water, a atividade de inovação é totalmente transversal. Todas as áreas (comercial, desenvolvimento, operações e laboratório) estão ativamente envolvidas na inovação, procurando uma sinergia entre o conhecimento e a experiência disponíveis internamente. Executamos projetos através da formação de equipas com profissionais de diferentes departamentos; a nossa inovação não está encerrada no departamento de I&D&I.

Além disso, fora da Bondalti Water, temos alianças com universidades, centros tecnológicos, clusters ou empresas, nacionais e internacionais, para incorporar conhecimentos específicos, bem como com os nossos clientes para conhecer em primeira mão os desafios que os preocupam.

Estas redes de conhecimento enriquecem o carácter multidisciplinar dos grupos de pessoas envolvidas em atividades de inovação, uma qualidade que consideramos fundamental para melhorar os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes.

Como parceiros da Food+i, que valor vêem nesta colaboração para os vossos projetos e o impacto no sector agroalimentar?

A Food+i é um ecossistema que nos ajuda a catalisar a atividade de inovação da Bondalti Water através de dois aspectos fundamentais.

Por um lado, permite-nos conectar com uma rede empresarial de alto nível, onde as indústrias alimentares e de bebidas, os parceiros tecnológicos e os empresários partilham e trocam connosco os seus desafios e propostas para melhorar a gestão dos recursos hídricos.

E, por outro lado, como plataforma natural de inovação, o cluster é um magnífico promotor de iniciativas relacionadas com projetos de I&D cuja execução nos permite desenvolver novas soluções a incluir no portfolio de tecnologias a oferecer aos nossos clientes.