“A economia global enfrenta o desafio e a necessidade de um novo paradigma. Como em qualquer revolução industrial, existem riscos associados, mas também muitas oportunidades”. Foi com base nesta caracterização do contexto atual que Luís Delgado, administrador da Bondalti, interveio na conferência internacional intitulada “Estratégia ESG para PME exportadoras”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Ao participar na mesa redonda dedicada ao tema “ESG Champions em Portugal – Liderar por exemplo”, este responsável da Bondalti defendeu que “para serem bem-sucedidas neste momento de viragem, as PME têm de ser altamente flexíveis e inovadoras para encontrar estas oportunidades que residem em temas como a transição energética e descarbonização, bioeconomia, investimento social ou o digital”.
Num encontro que teve como objetivo central a sensibilização e o apoio às PME exportadoras com vista à adoção de práticas ambientais, sociais e de governação (ESG), Luís Delgado deixou vincada a opinião de que “apenas sobreviverão aquelas que souberem navegar estes temas identificando as necessidades ESG dos seus clientes para se tornarem parceiros indispensáveis”.
A conferência foi promovida pela Secretaria de Estado da Internacionalização, com organização da AICEP, e contou com um amplo painel de oradores nacionais e internacionais. Em debate estiveram temas como o quadro geral ESG e as implicações que os seus mais recentes desenvolvimentos irão trazer às empresas, a correlação positiva com o seu bom desempenho global, as obrigações legais e o acesso a financiamento para se cumprirem métricas ESG.