“A necessidade de descarbonizar o planeta está a levar a uma alteração acelerada na energia que alimenta toda a sociedade, de forma a abandonar os combustíveis fosseis para dar lugar às energias renováveis, trazendo consigo inúmeros desafios e oportunidades”. Foi com base nesta premissa que o Jornal de Negócios lançou a talk “Descarbonizar o futuro”, promovida pela iniciativa Negócios Sustentabilidade 2030, e na qual participou António Motta Veiga, diretor de Desenvolvimento Estratégico e Controlo de Gestão da Bondalti.
António Motta Veiga destacou que toda a indústria tem na descarbonização “um desafio muito grande, que começa por eletrificar tudo o que for possível, desde caldeiras que atualmente são a gás até ao processo produtivo”. No entanto, deixou claro que “há situações em que temos de encontrar soluções alternativas”, dando o exemplo do hidrogénio verde e dos projetos em desenvolvimento em Estarreja e em Sines, nos quais a Bondalti se encontra envolvida.
A entrada da empresa na produção de lítio verde, através da Lifthium, foi outros dos temas abordados: “O lítio é neste momento é um mercado muito quente, com uma elevada procura e que só irá aumentar. O problema não está na procura, mas sim na oferta, pois há competição mundial por esta matéria-prima”, frisou. O responsável apontou ainda a inovação como outra via da descarbonização, salientando que “contamos com processos inovadores para reduzirmos os nossos consumos e para revermos uma forma de produzir que tem décadas de história”.