A Bondalti foi distinguida em duas diferentes categorias do Prémio Nacional de Sustentabilidade, iniciativa promovida pelo Jornal de Negócios.
A companhia obteve uma menção honrosa na categoria Descarbonização Grandes Empresas com o projeto H2Enable - The Hydrogen Way for Our Chemical Future, dedicado à produção de hidrogénio verde no Complexo Químico de Estarreja. Representando um investimento de cerca de 140 milhões de euros até 2025, o H2Enable insere-se no programa de transição energética em curso na companhia e obteve já o estatuto de "Importante Projeto de Interesse Europeu Comum", concedido pela Comissão Europeia.
O outro prémio conquistado foi igualmente uma menção honrosa, na categoria Preservação do Capital Natural Grandes Empresas, com o projeto Novos Territórios para Linces e Águias Imperiais. Iniciado em 2017 na região do vale do Guadiana, numa área de mais de três mil hectares, este projeto de apoio à biodiversidade destina-se à recuperação de habitat para estas duas espécies emblemáticas. Um dos pontos altos e que assinala o seu sucesso foi a recente libertação para a natureza um casal de linces-ibéricos nascidos em cativeiro, passo fundamental para a reprodução da espécie naquela zona. O financiamento é totalmente assegurado pela Bondalti.
A edição 2022 do Prémio Nacional de Sustentabilidade contou com um total de 117 candidaturas distribuídas por dez categorias.
Os prémios foram entregues a Susana Carvalho, coordenadora de Sustentabilidade e Transição Climática da Bondalti.