Melhor Água, Melhor Indústria Têxtil
As indústrias têxtil e de vestuário têm uma contribuição significativa para a atividade económica de Portugal, bem como para o seu saldo exportador. No entanto, também é uma das indústrias com maior impacte a nível de consumo de água. Estima-se que entre 100 a 150 litros de água sejam necessários para processar um quilo de fibra têxtil, incluindo algodão, poliéster e outros materiais.
Estes impactos não se cingem ao consumo de água. Nos processos de transformação da indústria têxtil variados compostos químicos com efeitos negativos na saúde humana e no meio ambiente são utilizados em conjunto com a água, como sejam corantes e outros tipos de reagentes químicos e terminam, se não forem removidos ou tratados, no meio recetor final, com a consequente degradação deste.
A água, bem precioso e escasso, é indispensável na indústria têxtil e em praticamente todas as atividades humanas, e a sua procura está prevista aumentar em 50% até 2030 - relativamente ao valor atual. Este facto, conjugado com a crescente variabilidade climática, o aumento dos períodos de seca ou chuva extrema e a maior pressão de outras atividades humanas coloca o valor económico da água num nível elevado e tem tendência a ser refletido no seu preço como matéria-prima.
A Bondalti Water Solutions, na contínua procura de soluções que respondam aos desafios da atualidade e do futuro, acredita que novos processos de tratamento, conjugados com a aplicação de novas ferramentas de análise e controlo como a inteligência artificial, serão pilares fundamentais na diminuição do uso de água na indústria do têxtil e vestuário e no completo fecho do ciclo da água nestas indústrias. A produção e reutilização de água de elevada qualidade a partir de efluentes têxteis é um dos objetivos que a Bondalti Water tem em mente ao associar-se ao ambicioso projeto GIATEX.
A otimização de todos os fluxos de água nestas indústrias, quer a montante dos processos de tratamento, como nas próprias unidades de tratamento, incluindo novas tecnologias de tratamento e processos de decisão ,é uma área que tem uma grande margem de melhoria no panorama atual da indústria e em que a Bondalti Water aposta para o presente e futuro, com a ambição e o objetivo de ser um parceiro de referência e um fornecedor de soluções inovadoras para os desafios da indústria têxtil moderna, ambientalmente consciente e economicamente competitiva.
Ficha Técnica
Projeto GIATEX: Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil e do Vestuário
Referência do Projeto | n.º C644943052-00000050
Número de Projeto | n.º 17
Programa financiador | Plano de Recuperação e Resiliência
Componente | C5: Capitalização e Inovação Empresarial
Medida | RE-C05-i01.01 - Agendas/Alianças mobilizadoras para a Inovação Empresarial
Investimento elegível | 18 141 273,21 €
Incentivo | 11 385 568,03 €
Data de início | 01/10/2022
Data de conclusão | 30/09/2025
Objetivo
O projeto GIATEX visa responder aos desafios enfrentados pelas empresas de enobrecimento têxtil ao nível do consumo intensivo de água.
Para isso, pretende-se desenvolver um conjunto de ferramentas que permitam às empresas:
1. Reduzir o consumo específico de água (utilização de tecnologias de enobrecimento menos intensivas e adoção de tecnologias de tratamento que permitam a reutilização da água)
2. Apoiar na decisão sobre o destino final a dar às águas (através da integração de sistemas de monitorização e controlo do processo e de uma nova ferramenta de apoio à gestão da água).
As principais atividades do projeto são:
- Estudo e caracterização dos processos em húmido;
- I&D em sistemas inteligentes de monitorização do processo;
- I&D em tecnologias de enobrecimento com menores consumos de água;
- I&D em tecnologias de tratamento de águas residuais resultantes do processo de enobrecimento têxtil;
- Implementação das tecnologias desenvolvidas em unidades piloto;
- Desenvolvimento de ferramenta informática de apoio à decisão para a gestão da água.
Resultados esperados
Consórcio
O projeto GIATEX é composto por 27 parceiros, dos quais 5 são empresas não PME, 12 são empresas PME, 8 Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação e 2 são Instituições da Administração Local.