Tratamentos físico-químicos de clarificação
As águas residuais são consideradas dispersões devido à grande quantidade de impurezas que contêm em suspensão. O tamanho destas impurezas apresenta uma ampla variação. A separação de uma grande parte das impurezas é efetuada por sedimentação, no entanto, como muitas das impurezas são demasiado pequenas, é necessário aglutinar estas partículas em agregados maiores e mais facilmente decantáveis.
Este processo de formação de agregados é designado genericamente por coagulação. O processo de coagulação e floculação através da utilização de tratamentos químicos, combinado com um processo físico de separação sólido-líquido, constitui a solução designada por tratamento físico-químico. Nesta fase de separação, existem duas soluções comuns: a decantação ou a flotação, sendo esta última a mais difundida para utilização como tratamento primário nas estações depuradoras.
Um sistema de flotação por ar dissolvido DAF é um sistema que separa partículas suspensas através de microbolhas de ar numa solução supersaturada. Os sólidos aderem às microbolhas no seu percurso ascendente e flutuam em direção ao sistema de separação superior.