Objetivo
Potenciar a ligação entre as energias renováveis e as comerciais/ industriais - Construir um futuro de baixa intensidade carbónica e resiliente às alterações climáticas contribuindo ativamente para a aceleração da implementação do Pacto Ecológico Europeu.
Metodologia
Pretende-se desenvolver e operacionalizar um eletrolisador alcalino (ALK) de 100 MW inédito potenciando a escalabilidade, padronização e automação de fabricação num processo flexível de produção de hidrogénio verde. Esta metodologia inclui um sistema de interface inovador composto por eletrónica de potência avançada. Para além disso um sistema avançado de gestão de Hidrogénio, inovador e melhorado por Inteligência Artificial, permitirá a redução de OPEX, fator de carga, gestão da produção em tempo real, análise do comportamento do sistema, entre outros.
Ambição e resultados esperados
Espera-se a exploração global e replicação para atingir a produção de 1 GW a partir de 2030 em Sines. Com este projeto a Bondalti contribuirá para:
1. reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE)
2. implantar capacidade adicional de energia renovável
3. substituir Hidrogénio cinzento e Gás Natural por Hidrogénio verde
4. alcançar um preço de Hidrogénio verde acessível
5. desbloquear investimentos na cadeia de valor do Hidrogénio verde ao nível europeu
6. criar de mais de 1000 postos de trabalho diretos e mais de 2700 indiretos
7. concretizar as metas energéticas e carbónicas europeias e nacionais
8. comprovar de uma nova tecnologia para suporte à rede e para serviço a clientes industriais
9. facilitar a preparação e resposta do mercado do Hidrogénio verde na europa
10. fornecer dados relevantes para a harmonização no setor europeu e para a regulamentação em matéria de fontes de energia renovável