Eficiente e Amiga do Ambiente
Na Bondalti, o Ácido Nítrico é um elemento essencial para a produção de Anilina. Só que a fábrica havia sido construída em 1974 e a sua capacidade era insuficiente para assegurar os novos compromissos da Bondalti. Assim, em 2009, quando do projeto de expansão da capacidade produtiva do Complexo Químico de Estarreja (CQE), a Bondalti decidiu investir numa nova unidade produtiva.
Uma unidade pioneira no que diz respeito ao tratamento de emissões gasosas e equipada com uma tecnologia emergente, o EnviNOx®, que garante elevada eficiência energética e um gás de cauda limpo - ao contrário do que sucedia na fábrica velha. Quer em termos de óxidos de azoto, os conhecidos NOx que originam uma tonalidade amarela/acastanhada, quer em termos de óxido de nitroso, o N₂O – um gás com 310 vezes o poder de efeito de estufa do CO2. Graças a esta inovação amiga do Ambiente, a Bondalti obteve um acordo com o Fundo Português de Carbono, que contribuiu para a implementação desta nova tecnologia.
A nova fábrica de Ácido Nítrico da Bondalti não teve apenas esta enorme vantagem ambiental. O facto de passar a dispor de um processo altamente eficiente em termos energéticos permite exportar energia em forma de vapor e baixar diretamente emissões de CO2, resultantes da queima de Gás Natural.
O componente central desta unidade de tratamento do gás de causa é um reator disposto entre o aquecedor e a turbina deste gás, que contém dois leitos de catalisadores preenchidos com catalisadores de zeólita de ferro, operando na mesma pressão e temperatura, e um dispositivo para a adição intermediária de amoníaco ou NH3. A tecnologia EnviNOx® foi recentemente declarada pelas autoridades da União Europeia como BAT (Melhor Técnica Disponível) para fins de licenciamento dentro do espaço europeu.
O próprio fabricante da tecnologia, a empresa ThyssenKrupp Industrial Solutions, apresenta a fábrica de Ácido Nítrico da Bondalti em Estarreja como um caso de sucesso e de estudo, graças aos resultados obtidos.