Neutralidade Carbónica até 2030
O Propósito da Bondalti inspira-nos: Contribuir para um mundo melhor criando uma química inovadora e sustentável. Mas, além de inspirador, este Propósito é também um desafio claro a toda a organização. Um desafio que interpela cada um de nós. Como é que poderemos deixar às gerações vindouras um mundo melhor através de uma química sustentável? Uma das respostas a esta questão é o compromisso da Bondalti com a Transição Climática. O objetivo primeiro é atingir a Neutralidade Carbónica até 2030. Ou seja, tornar todos os sites e as operações da Bondalti, e de toda a sua cadeia de abastecimento, neutras em emissões de CO2.
Acreditamos na química que une as pessoas e que une as pessoas à natureza. Esta química está também presente nas operações de tratamento de águas e na geração de energia.
Por isso, para alcançar este objetivo de Neutralidade Carbónica, na Bondalti são estudados continuamente todos os mecanismos possíveis. E não temos dúvidas que a melhor estratégia é aquela que agrega um conjunto diversificado de soluções e ferramentas aos seguintes níveis:
- Inovação tecnológica e digitalização
- Redução de consumos e aumento de eficiência
- Descarbonização das fontes de energia
- Sequestro e armazenamento de carbono
- Compensação carbónica (off-setting) com recurso a soluções baseadas na natureza (nature-based solutions)
- Desenvolvimento de parcerias para a inovação em sustentabilidade e climate action
- Diligência devida (due dilligence) ao nível das cadeias de valor e abastecimento (supply chain) para redução das emissões de nível 3 e alinhamento dos parceiros e fornecedores com a estratégia de descarbonização e cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris
- Reporting e Compliance de acordo com a regulamentação comunitária aplicável e com as melhores práticas internacionais de divulgação de dados ESG
- Mecanismos financeiros para apoio a projetos de mitigação, potenciar investimento, revisão de condições de financiamento e reestruturação de dívida
- Envolvimento de todos os stakeholders para ganhar escala e sensibilização para a contribuição individual
Este compromisso da Bondalti vem na linha do objetivo da União Europeia de alcançar o objetivo de redução de 55% das emissões carbónicas, face ao ano base consagrado no Acordo de Paris, até 2030. Este representa um objetivo intermédio fundamental na persecução da ambição para a Neutralidade Climática em 2050.
Assim, a Estratégia para a Transição Climática da Bondalti vai muito além de atingir um balanço carbónico neutro em 2030. Incluímos também na nossa ambição todas as dimensões relacionadas com a pegada carbónica e ecológica das nossas atividades e impactos diretos e indiretos. Pretendemos desenvolver programas específicos para uma inovação sustentável, com vista ao desenvolvimento de produtos de menor intensidade carbónica, para a circularidade em toda a nossa cadeia de valor, para a minimização da pegada hídrica e para a promoção e aumento da biodiversidade e capital natural. Assumimos uma atuação abrangente, promovendo parcerias estratégicas e o envolvimento de diversos stakeholders para a sensibilização de todos os players relevantes, e para uma maior escala na aplicação de soluções benéficas para todos.