Biodiversidade

Cantabria Natura

Cantabria Natura: Proteger o Urso-pardo

Cantabria Natura é um projeto iniciado em 2022, tendo como parceira a Direção Geral de Biodiversidade, Meio Ambiente e Transição Climática do Governo Regional da Cantábria. O objetivo é ajudar a monotorização do Urso-pardo – uma das espécies mais emblemáticas dos montes cantábricos.

No primeiro ano de parceria foi oferecido ao Centro de Recuperação de Fauna Silvestre da Cantábria um aparelho portátil de Raio-X que permite realizar diagnósticos em campo das lesões que ursos, e outra fauna silvestre, possam apresentar. Além disso, este equipamento permite, também, dar continuidade a um projeto de determinação da idade por métodos não-invasivos, radiografando as patas dos ursos.

Este ano de 2023, através do projeto Cantabria Natura, a Bondalti já ofereceu ao Governo da Cantábria 37 câmaras de foto-armadilhagem, dispositivos de vigilância em tempo real que aumentam o conhecimento no terreno sobre a presença e distribuição do urso e de outras espécies selvagens. Com estes equipamentos de última geração, os técnicos da Direção Geral de Biodiversidade podem melhorar a sua capacidade e os tempos de resposta, o que irá aumentar qualitativamente as suas ações de proteção e conservação da fauna silvestre cantábrica.

ODS

Cantábria Natura está alinhado com um dos ODS de maior relevância estratégica para a Bondalti, o 15 – Proteger a Vida Terrestre, assegurando a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua Biodiversidade.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: