O projeto “Wetlands and Waterbirds”, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro, com o apoio da Bondalti, entrou numa nova fase, com o acompanhamento do comportamento das aves nas zonas de reprodução das suas rotas migratórias.
O objetivo desta iniciativa é estudar a ecologia de aves limícolas, que escolhem como habitat zonas húmidas costeiras, normalmente estuários e lagoas, incluindo na região de Aveiro, e que são conhecidas pelas suas vastas migrações.
Seis destas aves foram equipadas com pequenos tags (localizadores GPS) aplicados nas costas, fornecidos pela Bondalti. Depois de permanecerem em Portugal nos meses de outubro e novembro, empreenderam uma viagem de milhares de quilómetros até altas latitudes, encontrando-se agora em locais tao distintos como a Holanda, Rússia e Islândia.
A equipa de investigadores da Universidade de Aveiro seguiu uma dessas espécies, o maçarico-de-bico-direito (com o nome científico Limosa limosa) até às suas zonas de reprodução na Islândia, por forma a quantificar o seu sucesso reprodutor.
Os tags instalados permitem estabelecer as ligações que envolvem diversos habitats, países e culturas e entender como a conectividade migratória pode influenciar a conservação destas espécies que dependem de vários locais para completar o seu ciclo anual e de vida.
Os dados recolhidos serão integrados numa tese de doutoramento e na subsequente elaboração de artigos científicos.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Bondalti apoia o projeto “Wetlands and Waterbirds”, no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social e Corporativa junto da comunidade envolvente, que ao longo dos anos tem incluído uma forte componente no domínio da biodiversidade.