O presidente da Bondalti, João de Mello, foi reeleito para novo mandato do Conselho de Administração do Cefic – European Chemical Industry Council, sendo o único português membro dos corpos sociais da mais importante associação química europeia.
Fundado em 1972 e sediado em Bruxelas, o Cefic conta atualmente com cerca de 650 membros e entidades que representam cerca de 14% da produção química a nível global e que empregam 1,2 milhões de trabalhadores na União Europeia.
A indústria química, que abrange produtos químicos de base, especializados e de consumo, contribui decisivamente para o desenvolvimento económico europeu, sendo o setor com maior valor acrescentado da União Europeia, avaliado em 335 mil milhões de euros, e o quarto maior produtor no setor da manufatura. Em 2022, a indústria química europeia atingiu um volume de vendas recorde de 760 mil milhões de euros, dos quais 32% configuraram exportações.
Considerado em 2024 e pelo segundo ano consecutivo como a melhor organização empresarial da União Europeia pelo anuário “BestinBrussels”, o Cefic tem o firme compromisso com a promoção de uma indústria química próspera, fomentando o crescimento e os investimentos no setor, alavancando o fornecimento de soluções sustentáveis, seguras e eficientes na utilização de recursos.
Para enfrentar os desafios da indústria química, o Cefic tem sido, desde a sua fundação, um parceiro ativo da União Europeia e das suas instituições, apoiando a implementação do “Pacto Verde” e a ambição europeia em tornar-se no primeiro continente neutro em carbono até 2050. Em fevereiro de 2024, o Cefic subscreveu a “Declaração de Antuérpia para um Pacto Industrial Europeu”, um documento que sublinha o compromisso da indústria para com a Europa e a sua transformação, e que elenca um conjunto de necessidades urgentes, no quadro dos desafios económicos, geopolíticos e de competitividade à escala global.
A nível internacional, o Cefic apoiou desde o primeiro momento o Acordo de Paris e defende uma intervenção resoluta relativamente aos desafios com origem nas alterações climáticas, em linha com as orientações do IPCC.
Para João de Mello, “é com um grande sentido de responsabilidade que assumo o novo mandato enquanto membro do Conselho de Administração do Cefic. Numa altura em que a indústria química atravessa um momento delicado devido aos conflitos internacionais e ao surgimento de mercados não europeus com peso significativo no setor, o Cefic continuará a dar todo o apoio necessário para a transformação da economia da União Europeia com soluções inovadoras e sustentáveis”.