O GreenH2Atlantic, projeto que visa a produção de hidrogénio verde em Sines, no qual participa a Bondalti, obteve o estatuto de projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), atribuído pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
De acordo com o comunicado divulgado pela AICEP, trata-se do “reconhecimento da importância estratégica que o projeto tem para Portugal". O investimento estratégico e a captação de investidores e parceiros internacionais, a criação de emprego, a dinamização da economia local e nacional e a aposta na inovação e na transição energética a partir de fontes renováveis foram fatores que motivaram a decisão.
Segundo a AICEP, "para a atribuição deste estatuto manifestaram-se favoravelmente todas as entidades consultadas: Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Energia e Geologia, Instituto de Conservação da Natureza, Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Sines”.
O projeto GreenH2Atlantic prevê criar 1147 empregos diretos e 2744 indiretos ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio, com um investimento previsto de mais de 150 milhões de euros, dos quais 30 milhões provêm de fundos atribuídos pela Comissão Europeia (programa Horizon 2020).