Media

Bondalti Water desenvolve novo projeto para o grupo espanhol Polymer Loop

A Bondalti Water está a desenvolver e instalar uma estação de tratamento de águas residuais industriais numa nova fábrica de reciclagem de resíduos plásticos e de produção de pellets em Montalbán, Teruel (Aragão), pertencente à Politer, do grupo Polymer Loop.

O projeto da Bondalti Water inclui a construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e a utilização da tecnologia de biorreator de membrana (MBR), solução que se destaca pela sua eficiência, graças à elevada qualidade do efluente obtido e à capacidade de adaptação às particularidades de cada sector industrial.

A componente de automação industrial, fundamental na Indústria 4.0, obtida através do sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), é outro dos elementos centrais do projeto, permitindo supervisionar, controlar e otimizar cada um dos processos industriais em tempo real, bem como melhorar a sua eficiência, produtividade, segurança e reduzir custos operacionais. A utilização deste tipo de ferramentas de controlo e gestão favorece a deteção precoce de possíveis problemas e proporciona soluções praticamente imediatas, através de dispositivos de alarme, ecrãs de controlo e manutenção de equipamentos, instruções de funcionamento da fábrica, gráficos em tempo real das variáveis do processo, entre outras vantagens.

Este projeto da Bondalti Water assegurará um reforço significativo da sustentabilidade ambiental das operações da empresa através da adoção das melhores técnicas disponíveis, da redução do consumo de energia e de produtos químicos e da melhoria da gestão dos resíduos.

Com sede na Corunha e um centro de operações em Teruel, o grupo Polymer Loop produz mensalmente 3200 toneladas de pellets de Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) reciclado para o mercado doméstico e internacional. A empresa tem uma vasta experiência neste sector, adotando uma filosofia centrada no controlo de qualidade, na inovação e na melhoria contínua do produto.