A Bondalti Water está a desenvolver um novo projeto agroindustrial, o maior de Espanha nesta área, na zona de Navarra, que consiste na instalação de um sistema híbrido - anaeróbio e com tecnologia MBR (biorreator de membrana) - numa instalação comunitária dedicada ao tratamento de águas residuais para um grupo de empresas do setor agroalimentar.
Após a conclusão desta fase de expansão, que irá proporcionar significativos benefícios económicos e ambientais, será possível tratar cerca de 1,45 milhões de m3 de águas residuais por ano.
Devido à redução no consumo de energia, estimada em cerca de 73%, o sistema híbrido representa ganhos significativos em relação aos sistemas aeróbios convencionais. O tratamento anaeróbio (sem aeração) permite uma redução significativa de matéria orgânica, de cerca de cinco mil toneladas por ano, o que faz com que muito poucas cargas acabem por chegar ao sistema aeróbio. Por outro lado, uma vez que o MBR possui membranas de ultrafiltração, obtém-se um permeado de alta qualidade em termos físico-químicos e microbiológicos.
Outra vantagem associada ao sistema anaeróbio é a produção de biogás, que pode ser utilizado para recuperação de energia. Nesta instalação está prevista uma produção anual de 1,5 milhões de m3 de biogás, com uma conversão em biometano de aproximadamente 700 mil metros cúbicos. “Com mais de 3 GWh/ano de eletricidade gerada a partir de gás de clarificação, conseguiremos cobrir a quase totalidade do consumo elétrico do cliente”, sublinha o diretor comercial da Bondalti Water, Antonio Alonso.
Em termos ambientais, como resultado deste processo de conversão, a estação de tratamento emitirá menos 3650 toneladas de gases com efeito de estufa por ano.
Paralelamente à instalação da fase anaeróbia, será também integrado um novo sistema de desidratação de lamas por centrifugação.
Destaque ainda para um SCADA especializado, com instrumentação, automatização e programação desenvolvida pela Bondalti Water, para total supervisão online e remota de todo o processo adaptado às necessidades do cliente.
As combinações inteligentes de tratamento e reutilização de águas residuais, geração de energia e proteção ambiental são o garante da viabilidade futura deste tipo de instalações. Os conceitos comprovados e tecnologias de alta eficiência na componente de biogás conduzem a soluções particularmente adequadas para combater as flutuações dos preços da energia e o aumento dos custos de processamento de lamas.
A Bondalti Water será responsável pela gestão completa desta central durante seis anos.