O desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas que permitam acelerar a transição para uma economia sustentável, através de diferentes projetos ligados às cadeias de valor do lítio e hidrogénio verdes, será um foco da participação da Bondalti na próxima edição da Expoquimia, o mais importante evento ibérico do setor, que se realiza entre 30 de maio e 2 de junho, em Barcelona.
O espaço da Bondalti estará integrado na zona designada “Smart Chemistry Smart Future”, iniciativa dinamizada pela Federação de Negócios da Indústria Química Espanhola (FEIQUE), da qual a Bondalti é membro, e onde estarão presentes mais 15 entidades.
Com um conjunto alargado de conferências e exposições, a “Smart Chemistry Smart Future” tem como tema central o Green Deal europeu e constitui uma oportunidade para as empresas líderes da indústria química darem a conhecer o contributo essencial do setor para o cumprimento das metas inscritas neste projeto de grande escala. O objetivo do plano lançado pela Comissão Europeia é tornar a Europa no primeiro continente neutro em carbono, até 2050, e, até final da década, reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa, em comparação com os valores de 1990 (programa “Fit for 55”).
Energias verdes na rota da descarbonização
Os projetos em desenvolvimento pela Bondalti ligados às cadeias de valor do lítio e hidrogénio verdes têm um duplo objetivo: cumprir as metas de descarbonização das suas próprias operações e dar resposta a uma crescente procura por soluções sustentáveis no setor industrial. Tanto o lítio como o hidrogénio são obtidos através de processos semelhantes ao da produção de cloro-álcalis, o core-business da companhia e onde esta detém ampla experiência.
No âmbito do lítio verde, a Bondalti está a preparar-se para a disponibilização em grande escala de um produto com crescente procura, em especial para a indústria de produção de baterias para automóveis elétricos. Em curso está o desenvolvimento do processo químico de separação de metais, que resulte na sua purificação e refinação, com recurso a energia obtida a partir de fontes renováveis e substituindo processos convencionais com maior pegada carbónica.
Na área do hidrogénio verde, a companhia está envolvida em dois projetos, o H2 Enable e o GreenH2Atlantic. O primeiro, que lidera, consiste na construção de uma infraestrutura para a produção de hidrogénio verde no Complexo Industrial de Estarreja, num investimento de cerca de 140 milhões de euros até 2025, que obteve já o estatuto de "Importante Projeto de Interesse Europeu Comum", concedido pela Comissão Europeia. Quanto ao GreenH2Atlantic, a desenvolver em Sines, conta com o apoio do programa “Horizonte 2020” da Comissão Europeia e foi um dos três projetos selecionados no âmbito do Green Deal para demonstrar a viabilidade do hidrogénio verde numa escala de produção e aplicação tecnológica sem precedentes; deverá iniciar operação em 2025 e representa um investimento superior a 150 milhões de euros.
A participação da Bondalti na Expoquimia incluirá também intervenções de dois representantes da companhia, das áreas de novos negócios e sustentabilidade, programadas para o terceiro dia do evento (1 de junho). José Nogueira, coordenador da área de hidrogénio, irá abordar o tema “Novas Energias para uma Sociedade Sustentável”, e Susana Carvalho, coordenadora de sustentabilidade e transição climática, irá apresentar o “Programa de Transição Climática da Bondalti”.
Nesta 20ª edição da Expoquimia, a primeira num contexto de pós-pandemia, são esperados cerca de 19 mil visitantes, mais de 530 expositores e 900 marcas, dispersos por uma área de 21 mil m2.
O espaço da Bondalti estará localizado no hall P3, stand 123.