A Bondalti constituiu a empresa Lifthium Energy que tem como objetivo a refinação em larga escala de lítio verde e o desenvolvimento de um ecossistema de refinação inovador, marcado pela elevada eficiência e pela adoção de tecnologias sustentáveis.
A Bondalti tem vindo a desenvolver testes numa instalação-piloto, com vista à refinação de lítio através de eletrólise. Face aos resultados encorajadores já obtidos e às oportunidades de mercado, entretanto detetadas, optou pela criação de um veículo próprio para potenciar uma nova ambição de liderança nesta indústria de refinação a nível nacional e internacional.
A Lifthium Energy já tem em curso o projeto para uma primeira fábrica em Portugal, e prevê expandir a suas operações para novas unidades. O objetivo imediato é ter uma capacidade de refinação de 50 mil toneladas por ano, com margem para acelerar a produção, de forma a ter mais de dois milhões de automóveis por ano movidos com baterias elétricas contendo hidróxido de lítio fornecido por esta área de negócio.
Sustentabilidade e cadeias logísticas como fatores distintivos
Os processos sustentáveis de refinação de lítio, incluindo a adoção de eletrólise e de energias renováveis, nomeadamente o hidrogénio verde, constituem a proposta diferenciadora da Lifthium Energy.
Empenhada em afirmar-se como uma referência mundial, a Lifthium quer conduzir a indústria a um futuro mais sustentável, tendo como principais metas: reduzir as emissões de carbono associadas à refinação do lítio superior a 50% até 2030; garantir a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor, privilegiando matérias-primas que respeitem os padrões mais elevados em matéria de ESG; e combater o desperdício na produção para mitigar a pegada ambiental.
Convicta de que a sustentabilidade e a inovação exigem um esforço de convergência, a Lifthium pretende assumir-se como um ator importante na criação de um ecossistema nacional do lítio e na transição para a mobilidade elétrica, estabelecendo parcerias com outros players de relevo no setor.
“O ecossistema tecnológico proposto pela Lifthium Energy representa um contributo importante para alcançar as grandes metas da descarbonização da economia, conferindo sustentabilidade e circularidade ao longo da cadeia de valor do lítio”, explica João de Mello, presidente da Bondalti e da Lifthium Energy, para concluir: “Este é um projeto que consubstancia a nossa visão de um polo europeu do lítio, permitindo cadeias logísticas mais curtas e hipocarbónicas, e reduzindo a dependência externa da Europa nesta matéria”.