A Tarambola-Cinzenta e o Perna-Vermelha, espécies de aves abundantes na região de Aveiro, vão ser rastreadas com o contributo da Bondalti, na longa migração que se preparam para iniciar.

A Bondalti está a apoiar pelo segundo ano consecutivo o projeto “Wetlands and Waterbirds”, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro. Trata-se de uma iniciativa que visa estudar a ecologia de aves limícolas, que escolhem como habitat zonas húmidas costeiras, normalmente estuários e lagoas, e que são conhecidas pelas suas vastas migrações.
A Bondalti irá oferecer cinco tags (localizadores GPS) para colocação em exemplares das espécies Tarambola-Cinzenta e Perna-Vermelha, que irão permitir monitorizar o percurso migratório que agora será iniciado. Os dados recolhidos serão integrados numa tese de doutoramento e na subsequente elaboração de artigos científicos.
Este apoio insere-se no programa de Responsabilidade Social e Corporativa da empresa junto da comunidade envolvente, que ao longo dos anos tem incluído uma forte componente no domínio da conservação Animal e da Natureza.
No ano passado, a Bondalti contribuiu com equipamentos semelhantes para um outro projeto do CESAM, dedicado ao estudo dos Colhereiros, espécie de ave abundante na região de Aveiro.